- Área: 780 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ricardo Janet
Descrição enviada pela equipe de projeto. Introvertida, sólida e antagônica residência unifamiliar num condomínio privado que resguarda a intimidade de seus habitantes dentro de um grande monólito de concreto disposto ao redor de um pátio central que ordena as vistas e busca pelas boas orientações, gerando um microclima interior que responde às condições físico-geográficas da região.
A partir de uma malha organizadora de 6x6 metros, o projeto é estruturado através de módulos. O programa se desenvolve gradualmente ao redor do pátio central numa sequência tectônica-espacial que vai desde o público até o privado em três níveis.
A garagem e um espaço flexível estão aninhados no subsolo, tectonicamente definido pelos pisos e paredes de pedra natural extraída do local. Os espaços públicos são acomodados ao nível da rua (entrada, sala de estar, sala de jantar, cozinha, sala de estar, estúdio e terraço). A dureza e a honestidade das paredes de concreto fundido e o calor dos pisos de mármore de travertino definem esses ambientes. Finalmente, o programa privado se encontra no pavimento superior e é revestido com pisos de madeira natural e paredes que proporcionam uma atmosfera suave e acolhedora aos seus habitantes.